O magnata chinês Wang Jianlin, proprietário do grupo Wanda e considerado como um dos homens mais ricos do país asiático, comprou nesta quarta-feira 20% das ações do Atlético de Madrid, desembolsando 45 milhões de euros (cerca de R$ 136 milhões) na aquisição.
O acordo, assinado em um luxuoso hotel do empresário chinês em Pequim, foi assinado pelo presidente e o chefe-executivo do clube, Enrique Cerezo e Miguel Ángel Gil Marín, além do presidente do braço cultural do grupo Wanda, Zhang Lin.
O pacto representa a primeira entrada do capital de uma companhia chinesa em um dos grandes do futebol europeu, e inclui também a construção de uma escola de futebol do Atlético de Madrid na China.
Wang, de 60 anos, explicou em discurso antes da assinatura do acordo que também considerou investir no Valencia, que acabou fechando com o bilionário Peter Sim, de Cingapura.
Com o acordo assinado hoje, o Atlético de Madrid lançou também uma versão em chinês de seu site oficial, já em funcionamento.
O centro de formação atletas na China tem o objetivo de revelar novos talentos para compor o elenco do clube madrilenho no futuro.