O prefeito Francisco Costa dos Santos, o Chico Costa (PSD) e a vice-prefeita Antônia Suzy Barros de Lima, a Suzy (PT), de Carauari , cassados no dia 29 de setembro deste ano, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, por abuso de poder econômico no pleito de 2012, não tiveram êxito no recurso impetrado para tentar mudar a decisão da Corte.
O Pleno deu parcial provimento aos embargos de declaração, mas sem imprimir-lhes efeitos modificativos, a sentença foi mantida e agora Chico Costa, terá ao ingressar com o recurso especial terá de conseguir uma cautelar para se manter no cargo até o julgamento do recurso no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, e assim evitar a realização de uma nova eleição em Carauri.
Assim como a admissão do recurso especial para subir ao TSE terá de passar pelo crivo da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Socorro Guedes Moura, a cautelar também passará pela magistrada.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral, um coordenador da campanha de Chico Costa e Suzy Barros, teriam feito a distribuição de três mil litros de gasolina durante o pleito municipal. Conforme o processo, o objetivo era conquistar votos para o então prefeito eleito, o que comprometeu a legitimidade do pleito.