Duas pesquisas divulgadas neste final de semana indicam que se as eleições para o governo do estado fossem hoje o candidato Eduardo Braga estaria eleito no primeiro turno com uma diferença de 15 pontos percentuais – diferença que corresponde a mais de 200 mil votos em relação ao segundo colocado.
De acordo com os números do Ibope, Eduardo Braga teria 46% das intenções de voto, enquanto José 31%.
Ainda segundo o Ibope, os demais candidatos, ou seja, Chico Preto, Marcelo Ramos, Herbert Amazonas, Abel Alves e Luiz Navarro, somam, juntos, 10 pontos percentuais, o que significa que, mesmo somados a os 31% de José Melo, Eduardo ganharia no primeiro turno com uma diferença de 6%.
Na pesquisa Ibope-Rede Amazônica, os votos brancos e nulos correspondem a 4%. Ose que não souberam responder, 9% .
Já a primeira pesquisa Action/A Crítica, publicada na edição deste domingo, 14, nas bancas desde o final da tarde deste sábado, os números, também, são favoráveis ao candidato Eduardo Braga, que aparece com 48% das intenções de voto contra 35% a favor de José Melo, uma diferença, portanto, de 13 pontos percentuais pró Eduardo Braga.
À exceção de Hebert Amazonas, que não pontuou, na pesquisa Action/A Crítica Marcelo Ramos, Chico Preto, 2%, Abel Alves e Luiz Navarro obtiveram 8% das intenções de votos que, somados aos 35% de José Melo, resultam em 43%.
A possibilidade de um segundo turno, portanto, está totalmente descartada tanto pelo Ibope quanto pela Action.