Os gritos de “O Dudu voltou” deram o tom da festa no salão de desembarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na tarde desta quinta-feira (17).
Centenas de pessoas se reuniram para receber o senador Eduardo Braga, candidato ao Governo do Amazonas, a deputada Rebecca Garcia, candidata a vice-governadora, e o deputado Francisco Praciano, candidato ao Senado, um dia após a aprovação definitiva da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20-2014, que prorroga a Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos.
“A PEC está definitivamente aprovada pelo Congresso Nacional. Agora é a promulgação. Ela não vai à sanção da presidência. Portanto, esta é uma vitória definitiva para o povo amazonense. São mais 50 anos, o que nos garante, constitucionalmente, até 2073 a permanência da Zona Franca com os incentivos fiscais”, afirmou Eduardo Braga, ao desembarcar de Brasília.
O senador lembrou que há outros desafios a serem enfrentados no que diz respeito à Zona Franca de Manaus e à economia do Amazonas.
“Há o desafio da manutenção da competitividade, o desafio de ampliarmos os segmentos industriais em que nós atuamos, o desafio da inovação tecnológica e o desafio também de concentrarmos agora a nossa força política para poder estender os benefícios da Zona Franca para a Região Metropolitana e criarmos novos polos que interiorizem o desenvolvimento econômico e social no interior do Amazonas”.
Eduardo Braga afirmou que a conquista é de todos os amazonenses e lembrou que há muito tempo a prorrogação da Zona Franca está sendo trabalhada.
“Essa conquista só foi viável graças à vontade política da presidenta Dilma que empenhou o Governo Federal na construção de um grande entendimento nacional. Por isso, foi possível uma vitória por unanimidade e, num único dia votarmos na CCJ e no plenário em dois turnos”, disse.
Braga também lembrou que o Governo Federal ajudou muito na obtenção de alternativas para a Lei de Informática e para as Áreas de Livre Comércio. “Isso garantiu um apoiamento e um reconhecimento de todas as bancadas em torno do projeto da Zona Franca de Manaus”.
TRE
Após a chegada, Eduardo Braga seguiu para uma reunião dos candidatos ao Governo do Estado com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargadora Socorro Guedes.
A reunião resultou na assinatura de um protocolo de intenções por uma campanha mais limpa e com menos agressões.
“A nossa coligação já havia se manifestado formalmente ao TRE de que nós não picharíamos muros na candidatura majoritária. E temos, obviamente, um compromisso não só com o alto nível da campanha, mas também com a não agressão de qualquer forma a qualquer um dos candidatos ou a qualquer uma pessoa, obedecendo rigorosamente a legislação”, disse.