A Polícia Civil investiga a morte de um menino de 1 ano e 3 meses ocorrida na madrugada desta sexta-feira em Americana (SP), na região de Campinas. A suspeita é que a criança possa ter sido vítima de uma overdose. Segundo o delegado Alfredo Luiz Ondas, a mãe, uma jovem de 18 anos, disse que havia consumido cocaína e, em seguida, amamentado o bebê.
“O menino foi levado ao hospital, mas já chegou sem vida. A médica ainda tentou reanimá-lo e não conseguiu. Chamou a atenção dele ver que a criança tinha as pupilas dilatadas, algo anormal para o caso, então ela pediu a presença de guardas municipais”, contou Ondas. “O que nos estranha essa versão é que ela teria que ter consumido uma quantidade muito grande a ponto de o bebê morrer por ter ingerido o leite materno”, ressaltou o delegado.
A mãe foi ouvida na delegacia e liberada. A confirmação do que causou a morte dependerá do laudo necroscópico por qual a criança foi submetida. O resultado deve ficar pronto entre 15 e 20 dias. “Só com isso podemos dar caminho para a investigação acerca da conduta da mãe”, disse. Não está descartada necessidade de um exame complementar, anatomo-patológico, para constatar a presença e a quantidade da substância no corpo da criança.
De acordo com o delegado, os avós paternos ficaram muito revoltados com o que ocorreu. “Eles contaram que o pai estaria preso. Eles alegaram que faz seis meses que tentam junto ao Conselho Tutelar e Ministério Público retomar a guarda da criança por conta da situação da moça, que era usuária de drogas e não estava cuidando devidamente da criança”, informou Ondas.
Nas proximidades onde a jovem morava com o filho, há frequente consumo e tráfico de drogas. O corpo do menino já foi liberado para a família. O enterro ocorreria ainda nesta sexta-feira.