Prorrogação da Zona Franca de Manaus

0
635

Francamente, essa história de prorrogação da zona franca já está enchendo. Em ano político sempre é necessário dar uma prorrogação para a ZFM. Por que não fizeram isso antes? Já sei: para poder “morder” empresários da ZFM com a chantagem de que se eles não “se coçarem” seus investimentos vão pro ralo. Vão pra China! E ainda mostraram pro Bill Clinton a “maravilha” que é esse subsídio disfarçado. A Dilma foi cobrada na U.E. sobre esse subsídio e a coitada não sabia do que se tratava (e se diz economista, credo!) e aí se lembrou que a ZFM tinha de ser prorrogada. Ou seja, foi cobrada sobre o subsídio disfarçado de incentivos fiscais e ela falou em prorrogar. Alhos com bugalhos.

MAJOR SE REVOLTADO COM O “TROÇO”

Isso é o que se chama “empurrar com a barriga”… Se os PMs acham que estão comendo mal, imagina aqueles que não têm nem essa gororoba… Claro que soldado não vai dar sua cara a tapa pros blackblocs com desarranjo intestinal ou mal alimentados. Imagina na copa?

RUAS SEM ASFALTO HÁ 12 ANOS

Putz! Isso é que é abandono! Também, quem manda caboquinho vir do interior ou do Maranhão e se intocar nos matos da periferia? O Negão mandou neguinha “morrer” (claro que foi metáfora, né), mas esperar doze anos, uma geração, para ter suas ruas urbanizadas é dose. Antes tarde do que nunca. Imagina quantas ruas estão nesse abandono há 15 ou mais anos… Aqui mesmo onde eu moro a gente não tem prefeito há uns 10 anos. Chama “jardim Oriente”… Nome dados pelos japoneses. Esses “loteamentos” são entregues sem infraestrutura nenhuma e aí sobra para a prefeitura depois fazer o investimento que os loteadores não fizeram. Embolsaram a grana e deixaram os “propriotários” na mão…

PARCERIA

Isso é que é transferência de grana pública para os cofres das privadas, digo, das entidades privadas, he, he. Uea e Ufam bem que poderiam fazer parceria com maior know How, mas que… Se não tiver grana pública jogada na privada não tem graça. Mestres e doutores às pencas nas duas IES públicas. Me digam uma coisa: como estão os egressos da Uninorte no mercado de trabalho? E das demais IES privadas? Pelo que sei, esse tal de Prouni é o “mó” fiasco… As pessoas estão acordando para essa droga. Emprego que é bom com esses “diplomas”, ó… Deformação total.

O INPA É REALMENTE IMPORTANTE PARA A AMAZÔNIA?

Taí uma boa pergunta! Aliás, essa pergunta está assim como que pairando no ar há pelo menos uns 30 anos. Se esse Instituto tem tanta importância, onde estão os produtos que tenham sido desenvolvidos a partir do conhecimento gerado ali? Alguém pode dizer: – “ah, mas não é tarefa do Inpa fazer isso”. Sim, por certo que não, mas por que não se fomentou por parte de empresas a produção local? Quem falhou? Ora, se há um conhecimento gerado sem que ninguém faça uso dele, para que serve? No sistema capitalista, apenas aquilo que é ÚTIL tem valor. Ou não? Se não há produto no mercado, onde está o valor?

GREVE NA UFAM

Bem feito! O governo Dilma despencando e levando na cabeça! Ocorre que, por mais que se faça greve na Ufam, os seus problemas não acabam e nem ficam poucos. E ainda espalharam os problemas pelo interior do Estado. A politicagem impera. As IFES e seus professores-pesquisadores são vistos como “servidores públicos federais” (SPF), ou seja, considerados inaptos, corruptos, etc. O TCU vive nos calcanhares dos pesquisadores. As licitações para compras de produtos e insumos para pesquisa são um horror. A prestação de contas é uma loucura. O professor-pesquisador é obrigado a disputar com o seu colega as verbas oferecidas em leilão nos editais. Depois, adoece sem tempo para mais nada a não ser para prestar contas do dinheiro que conseguiu. Não há laboratórios, ou insumos para pesquisa, um caos. Os alunos é que sofrem também. Prioridade é isso aí…

AGÊNCIAS BANCÁRIAS AUTUADAS

Faltam caixas nos bancos para atender tanta gente nas filas. Os banqueiros têm lucros crescentes no Brasil, um paraíso. Único lugar no mundo onde não há o menor perigo de terem prejuízo. Mas é aquela história, ninguém se cansa de ganhar dinheiro. Ocorre que toda a vida moderna necessita do sistema bancário, seja para receber salários, seja para pagar as contas domésticas. No entanto, o povo precisa aprender a resolver seus problemas diretamente nos caixas eletrônicos, pois quase todas as operações já são disponibilizadas dessa forma. Se fizermos uma pesquisa sobre a necessidade de ir pras filas dos caixas convencionais, certamente um grande percentual acabaria sendo desnecessário. Desconhecimento ou masoquismo, ou ambos?

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui