Em 2013 foram realizada mais de 50 mil mamografias no Amazonas

0
466

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), registrou, em 2013, cerca de 51 mil exames de mamografia, uma média de 4.250 ao mês.

Hoje, dia 5 de fevereiro, é comemorado em todo o País o Dia Nacional da Mamografia.

Conforme informações do médico imagenologista, Sócratesde Oliveira, o exame além de eficaz, é decisivo à elaboração de diagnósticos de câncer de mama, o doença mais incidente entre as mulheres no mundo e o segundo entre o sexo feminino no Amazonas.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), divulgada esta semana, devem ser registrados no Estado 390 novos casos, só este ano, 50 (14,7%) a mais que a estimativa anterior.
O especialista em saúde da mama da FCecon, mastologista Gerson Mourão, destaca a realização do exame a partir dos 40 anos já que se trata de uma faixa-etária em que o risco do aparecimento do câncer é maior.

Contudo, para as que possuem histórico na família, o ideal é que o exame passe a ser feito dez anos antes que a idade em que sua familiar teve a doença detectada.

Ele alerta que, nos últimos dez anos, mulheres mais jovens, a partir de 30 anos, tem sido vítimas do câncer de mama, doença que é mais comum em mulheres a partir dos 40. Por isso, um grande aliado ainda é, segundo ele, o auto-exame da mama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui