Sensação térmica em Florianópolis é de 52ºC

0
907

Meteorologistas alertam para a chegada de uma nova massa de ar quente no litoral de Santa Catarina a partir desta quarta-feira.

Hoje a temperatura oficial em Florianópolis alcançou a marca dos 37ºC, com sensação térmica de 52ºC às 16h. Segundo Marcelo Martins, meteorologista do Centro de Recursos Ambientais do Estado (Ciram), Santa Catarina foi o local mais quente do Brasil.

A umidade chegou aos 26% em São Joaquim, na serra, nível verificado habitualmente no deserto do Atacama.

A terceira onda de de calor do verão, segundo o aviso especial emitido pelo Ciram, deve se estender até a próxima semana, trazendo temperaturas próximas aos 40ºC no litoral. O forte calor acabou dando uma trégua aos catarinenses no final de semana, após dias onde a sensação térmica chegou aos 46°C em Florianópolis e 55°C em Joinville, no extremo norte.

floripa11

O alerta dos meteorologistas é que, desta vez, a onda de calor deve durar por mais tempo. “A nova massa de quente e desta vez mais duradoura vai influenciar Santa Catarina no fim de janeiro e primeira semana de fevereiro.

Os dias serão de sol entre algumas nuvens com chance de chuva rápida de verão entre a tarde e noite, por vezes acompanhadas de temporais localizados”, afirma a meteorologista do Ciram Gilsânia Cruz.

“As temperaturas passam rapidamente dos 30°C já no final da manhã e se aproximam dos 40°C à tarde, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí, regiões que a sensação de calor pode alcançar e superar os 50ºC.”

Nas praias, o movimento foi intenso mas o vento e o mar mais revolto afastaram os banhistas. Um dos locais mais procurados foi o ponto do Riozinho, no Campeche.

Apesar dos avisos de níveis máximos de radiação solar e do calor de 35ºC registrado em Florianópolis no início da tarde, muita gente aproveitou para curtir a praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui