STF manda prender José Dirceu e mais 11 condenados no mensalão

0
508

O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou prender 12 condenados no processo do mensalão. A assessoria do tribunal não informou quais condenados tiveram a prisão decretada.

De acordo com reportagem de ‘O Estado de S.Paulo’, o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT, José Genoino, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares e o operador do mensalão, Marcos Valério estão entre os que podem ser presos a qualquer momento.

A ordem foi encaminhada para a Polícia Federal na tarde de hoje por ordem do presidente do STF, Joaquim Barbosa.

Condenado a 6 anos e 11 meses de prisão pela participação no esquema do mensalão, Genoino deixou a casa onde mora, na zona oeste de São Paulo, na tarde desta sexta-feira, e seguiu para a sede da Polícia Federal. Ele saiu sem falar com a imprensa.

Mais cedo, Genoino, divulgou uma nota oficial na tarde desta sexta-feira, 15, na qual reitera ser inocente e diz considerar-se um “preso político”. Disse ainda ter sido condenado por que era presidente do PT na época do escândalo e afirma que não existem provas das acusações contra ele. “O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado”, diz a nota.

O ex-presidente do PT foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha. A segunda condenação, contudo, está embargada e seu julgamento deve ser retomado em 2014, pois ele obteve 4 votos favoráveis a sua absolvição por este crime no Supremo.

Dirceu

O ex-ministro-chefe da Casa Civil está em casa, em Vinhedo, interior de São Paulo, acompanhado da família. Ele havia passado a semana em Itacaré, praia do sul da Bahia.

O ex-ministro da Casa Civil foi condenado a 10 anos de 10 meses pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, mas começa a cumprir pena, em regime semiaberto, apenas para o primeiro crime enquanto aguarda a análise dos embargos infringentes para o segundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui