Na Guatemala 62 crianças morrem por desnutrição neste 2013

0
903

No final de junho passado, o Ministério de Saúde e Assistência Social já indicava que a desnutrição aguda causou a morte de 51 crianças, a situação só se agravou. A cifra de crianças mortas por desnutrição aguda na Guatemala durante 2013 chegou a 62, conforme o chefe da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), Luis Monterroso.

O diretor afirmou que nos primeiros sete meses deste ano foram divulgados 9.786 casos de desnutrição. Segundo disse, os pais dos menores não os levam aos centros de saúde para prevenção. Quando a Sesan detecta casos de menores desnutridos, acionam a Polícia Nacional Civil e a Procuradoria Geral da Nação para resgatá-los, complementou.

No final de junho passado, o Ministério de Saúde e Assistência Social já indicava que a desnutrição aguda causou a morte de 51 crianças, a situação só se agravou. As regiões com índices mais elevados de doentes desse tipo são Chiquimula, Jutiapa, Jalapa, Zacapa, Escuintla, Santa Rosa, Petén norte e sul-oriental, Quetzaltenango, Retalhuleu, El Progresso, Ixcán, Guatemala central e Huehuetenango, de acordo com o Sistema de Informação Gerencial de Saúde.

Dados oficiais dão conta de que 48 por cento dos menores de cinco anos sofrem desnutrição neste país centro-americano.
Fonte – Adital (Prensa Latina e Anhua ong)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui