Começa em Manaus campanha contra Hepatites Virais

0
675

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar, de 24 a 26 de julho, uma Campanha de Combate às Hepatites Virais, com a intensificação de ações de Educação em Saúde e testagem rápida para o diagnóstico das hepatites B e C.

As ações serão desenvolvidas de forma descentralizadas pelos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Fluvial.

A hepatite é uma inflamação do fígado, considerada como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, e que pode se manifestar nos tipos A, B, C, D e E.

Podem ser causadas por vírus, uso de remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Os tipos B e C, considerados os mais graves, têm transmissão por meio de contato com o sangue contaminado, sexo desprotegido e de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que a campanha antecede o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, 28 de julho, e tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce das hepatites B e C, orientando sobre sintomas da doença e as formas de prevenção.

O município de Manaus registrou, em 2012, 646 casos de hepatites e de janeiro a junho deste ano já foram registrados 259 casos.

SINTOMAS

As hepatites são consideradas doenças silenciosas por que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui