27.7 C
Amazonas
segunda-feira, maio 17, 2021

Doze grandes clubes europeus lançam ‘Superliga’ independente da Uefa

Doze grandes clubes do futebol europeu emitiram um comunicado anunciando para “agosto” a estreia de uma “Superliga” independente, competição que irá rivalizar com a Liga dos Campeões, organizada pela Uefa.

“Doze dos mais importantes clubes europeus anunciam que fecharam um acordo para a criação de uma nova competição, a Superliga, gerida pelos clubes fundadores. Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham se uniram como clubes fundadores” deste novo torneio, de acordo com um comunicado enviado à AFP.

A temporada inaugural vai começar o “quanto antes”, acrescenta o texto, sem definir um cronograma preciso.

Este projeto, explicam seus promotores, tem como objetivo “gerar recursos complementares para toda a pirâmide do futebol”.

“Em troca do empenho, os clubes fundadores receberão um pagamento único da ordem de 3,5 bilhões de euros (4,19 bilhões de dólares), destinados apenas a investimentos em infraestruturas e para compensar os impactos da crise da covid-19”, destacou a mensagem.

Se este valor se confirmar, seria muito superior ao valor pago aos clubes pela Uefa em todas as competições (Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia), que geraram 3,2 bilhões de euros (3,88 bilhões de dólares) em direitos de transmissão na temporada 2018-2019, antes que a pandemia afetasse seriamente o mercado europeu de direitos esportivos.

O primeiro presidente da Superliga é o espanhol Florentino Pérez, presidente do Real Madrid.

“Vamos ajudar o futebol em todos os níveis, para levá-lo ao lugar que merece. O futebol é o único esporte global (…) Nossa responsabilidade como grandes clubes é atender às expectativas dos torcedores”, disse Pérez, citado na declaração.

O italiano Andrea Agnelli, patrono da Juventus, será o vice-presidente desta liga independente.

Related Articles

Fique conectado

FansLike
FollowersFollow
0FollowersFollow

Outras matérias