Escola oferece serviço de retoque em fotos de alunos e mãe se revolta: ‘Chocada’

A mãe de uma aluna do ensino médio, em Maryland, nos Estados Unidos, ficou indignada após a empresa que tirou a foto de sua filha oferecer, por um valor extra, o retoque das imagens da criança para remover manchas, clarear os dentes e editar outras “imperfeições”.

Para Jennifer Greene, a atitude da empresa faz com que as crianças se sintam pressionadas a terem uma aparência perfeita. “Eu fiquei chocada. Discordo totalmente [retocar a foto escolar de uma criança], porque ensina as crianças que precisam ficar perfeitas o tempo todo e que podem mudar [uma falha percebida] com o clique de um mouse”, desabafou Jennifer em entrevista ao jornal New York Post.

Jennifer, que é blogueira de viagens e administradora de mídia social, criticou a oferta do serviço feita pela empresa de fotografia nas redes sociais no mês passado, mas disse que nunca recebeu uma resposta.

Em novembro do ano passado, Kristin Loerns, mãe de duas crianças na Flórida, ficou surpresa quando recebeu as fotos da escola de seu filho Kieran. As ​​sardas dele foram removidas na edição.

Em nota ao New York Post, a Lifetouch informou que o serviço de retoque é opcional. “Nosso objetivo é sempre capturar de forma autêntica cada criança que fotografamos. O retoque de fotos é um serviço totalmente opcional que os clientes optam por adicionar aos pacotes de fotos. A maioria, senão todas, as empresas de fotografia escolar oferecem este serviço e é uma expectativa como uma opção disponível para as escolas”, diz o comunicado. (Istoé)