O deputado de primeiro mandato Comandante Dan (Podemos) foi o parlamentar mais presente em 2025 nas sessões da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O dado é do relatório “Presença dos parlamentares nas sessões”, do Sistema de Apoio Legislativo. Ele esteve presente em 105 das 112 sessões ordinárias realizadas ao longo do ano, totalizando um aproveitamento de 93,75%.
O deputado também se destacou na presença às sessões deliberativas (ordens do dia), tendo estado presente em 18 das 19 realizadas em 2025, o que representa 94,74%.
Para o parlamentar, a presença às sessões é fundamental e não compromete a atuação no interior do Estado.
“Estive em todos os municípios do Amazonas em 2025, alguns por mais de uma vez. Fiz uma caravana fluvial de 21 dias pela calha do Solimões, visitando todas as cidades à margem daquele rio, além de 42 comunidades ribeirinhas. Também estive em Brasília em mais de uma ocasião, defendendo os interesses do Amazonas junto ao Congresso e à União. Nada disso me impediu de estar cedo no plenário para as sessões, levando justamente o que vi no interior e ouvi da nossa gente. O plenário e a sessão legislativa são espaços sagrados do parlamento e precisam ser honrados. Os grandes temas devem ser debatidos ali”, afirmou.
Em três anos de mandato, o deputado Comandante Dan é, pela segunda vez, o mais presente. Em 2024, ele também obteve o primeiro lugar, com um aproveitamento de 93,81%, ao comparecer a 106 das 113 sessões. Já em 2023, ficou como o terceiro mais presente, com 106 presenças em 119 sessões, alcançando 89,08%.
“Tudo faz parte de um processo de trabalho: presença nas cidades do interior, desenvolvimento das atividades de fiscalização e de outras ações, proposição de leis, destinação de emendas impositivas e presença às sessões. Uma atividade alimenta a outra. O trabalho começa ouvindo a nossa gente e se transforma em atuação como porta-voz das demandas, por meio de requerimentos indicativos, projetos de lei e pronunciamentos. É um trabalho que busco honrar com dedicação e primazia”, declarou o parlamentar.







