22.9 C
Amazonas
terça-feira, outubro 26, 2021

Cigás avança em ações para o fortalecimento de boas práticas institucionais

Uma das cinco maiores distribuidoras de gás natural (GN) do País, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) vem se destacando não somente pelos resultados alcançados com a ampliação da demanda pelo combustível, mas também pela adoção de instrumentos que garantem a integridade e a conformidade inerentes às boas práticas corporativas. A Cigás é a concessionária responsável pela distribuição e comercialização de GN no estado.

Recentemente, a Companhia implantou regulamento com diretrizes para o desenvolvimento de atividades na esfera do Comitê de Compliance. A gestão dessa área, a exemplo do que acontece em outras empresas e órgãos governamentais, prevê um conjunto de medidas para o desenvolvimento integral da Companhia, com o intuito de assegurar o cumprimento de leis, normas e ainda diretrizes internas.

Compliance também visa o combate à corrupção e a mitigação de riscos internos e externos à atuação da empresa, representando mais uma importante linha de defesa para os processos organizacionais. Com isso, pretende-se contribuir para a construção de uma cultura organizacional pautada na transparência e na ética.

Esse conjunto de medidas tem como finalidade o avanço da melhoria do serviço prestado pela concessionária à população. Atualmente, a Cigás atende mais de 6 mil unidades consumidoras dos segmentos Termelétrico, Industrial, Veicular, Comercial e Residencial.

“Não há que se falar, atualmente, na realização de qualquer atividade produtiva responsável, sem considerar a observância necessária aos aspectos de conformidade e integridade, assim, a execução do Compliance, no âmbito institucional, norteia todas as etapas que devem ser observadas, ao longo do processo, referente à área de atuação da instituição, especialmente no caso da Cigás, que abrange desde a aquisição de matéria-prima até a entrega do serviço aos usuários”, explica a gerente de Governança, Riscos e Compliance da concessionária, Larissa Cardoso. Ela frisa ainda que estão incluídas, neste contexto, ações empreendidas pelos demais atores da cadeia produtiva do gás natural a fim de que os benefícios auferidos, no referido processo, sejam compartilhados de forma eficaz e segura.

A perspectiva da Companhia é a de implantação de processos mais seguros que permitem a tomada de decisão com mais objetividade, confiança e qualidade por parte da alta direção e dos gestores. Dentre as principais ações, estão a atualização de normativas internas e criação de instrumentos de controle. Outra iniciativa fundamental é a capacitação das equipes envolvidas para aprimoramento da área e também como forma de alcançar os objetivos traçados pela Cigás em seu plano de negócios. Nele, a Cigás prevê beneficiar 21 mil unidades consumidoras até o ano de 2025 e atingir investimento global de R$ 786 milhões no Amazonas.

“É necessário assegurar a observância de todos os preceitos legais, garantindo-se, além da boa qualidade dos serviços executados, a minimização de todos os riscos que possam afetar o desempenho e a imagem da Cigás”, ressalta o diretor-presidente da Companhia, René Levy Aguiar. Segundo ele, “a Companhia de Gás do Amazonas vem conquistando destaque no cenário nacional, não apenas no que concerne à realização de sua tarefa precípua de prestadora de serviço público, mas também na sua proatividade em várias questões que envolvem os instrumentos inerentes às boas práticas corporativas”, concluiu.

Related Articles

Fique conectado

FansLike
FollowersFollow
0FollowersFollow

Outras matérias