35.3 C
Amazonas
quinta-feira, setembro 16, 2021

Cirurgia Oftalmológica é realizada com ajuda de Emenda Parlamentar de Bosco Saraiva

Com apoio da emenda parlamentar destinada pelo Deputado Federal Bosco Saraiva (SOLIDARIEDADE-AM), a Prefeitura de Parintins em parceria com a Fundação Piedade Cohen, promoveu uma jornada de cirurgia oftalmológica contemplando 100 moradores do município.

A ação que já está em sua terceira edição, teve início no último sábado (04), encerrando dia 07 de setembro, sendo 75 cirurgias de catarata e 25 de pterígio (conhecida como “carne crescida”).

O prefeito Bi Garcia, criador das jornadas de cirurgias em Parintins em 2005, afirmou que essa política se intensifica para cuidar bem das pessoas. “Além da jornada de cirurgias, todos os meses, a Prefeitura, em conjunto com a Fundação Piedade Conhen, disponibiliza 300 consultas à população”, contou.

De acordo com o médico oftalmologista Jacob Cohen, a equipe da Fundação verifica as cidades onde existe maior necessidade de cirurgias de catarata e prioriza os atendimentos. “Existe um índice de cirurgia de catarata por município, e Parintins está com 50% das necessidades de operação, sendo que outros municípios importantes do interior do Amazonas estão com média ou abaixo de 30% e alguns com 10%. Já Manaus, com seus mais de 200 oftalmologistas, atinge cerca de 80% no índice de operados. Portanto, percebemos que há uma grande desigualdade, que precisa ser olhada com mais carinho”, explicou.

Para o Deputado Bosco Saraiva, investir na promoção da saúde do povo amazonense é um compromisso de sua gestão como Deputado Federal na busca de uma vida melhor para todos. “Para mim, é muito gratificante poder destinar emendas parlamentares que contribuam com projetos como esse e que beneficiam diretamente a população, proporcionando mais saúde e qualidade de vida ao nosso povo”, disse Bosco Saraiva.

FUNDAÇÃO PIEDADE COHEN (Fundapi)

Instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, para fazer frente a uma demanda reprimida de pacientes com doenças oftalmológicas no interior do estado, onde a catarata é a principal causa de deficiência visual grave e de cegueira irreversível. A Fundapi possui parcerias com universidades públicas e instituições filantrópicas, como: Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Instituto de Pesquisa Oftalmológica da Escola Paulista de Medicina (Ipepo-IPM); Johns Hopkins University, dos Estados Unidos; Universidade de Coimbra e Fundação Champalimaud, ambas em Portugal; e Prasad Eye Institute, em Hyderabad, na Índia.

Related Articles

Fique conectado

FansLike
FollowersFollow
0FollowersFollow

Outras matérias