Início Cidades Ação de monitoramento retira 80 barracos na antiga Cidade das Luzes

Ação de monitoramento retira 80 barracos na antiga Cidade das Luzes

Ação de monitoramento na área da antiga invasão Cidade das Luzes, no Tarumã, fez a retirada na manhã desta quarta-feira, 5, de pelo menos 80 construções irregulares, entre barracos, armações de madeira e piquetes utilizados para demarcação de terrenos.

O objetivo foi impedir que novos focos de invasão se formassem na área, com aproximadamente 61 hectares e onde há quase 10 meses, em cumprimento a um mandado judicial de reintegração de posse, foi realizada a retirada de mais de 1,2 mil edificações, numa operação que contou com todos os órgãos que compõem o Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas do Amazonas (Gipiap).

No local, hoje, foram encontrados diversos veículos com ferramentas e material de construção, como madeira e lonas plásticas, que seriam utilizados para erguer novos barracos. A demolição foi realizada sob a escolta da Polícia Militar, Força Tática, Batalhão de Choque, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Infraestrutura (Seminf).

A polícia trabalha a informação de que uma mulher havia marcado para esta quarta-feira, pela manhã, uma reunião com a finalidade de cadastrar famílias interessadas em invadir a área, cobrando o valor de R$ 10,00 por cada cadastro. A Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema) vai investigar o caso.

Essa é a terceira tentativa de retorno dos invasores à área da antiga Cidade das Luzes. Em outubro do ano passado, a área foi alvo também de duas operações deflagradas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Ministério Público do Amazonas (Blackout 1 e 2) para coibir crimes ambientais e o tráfico de drogas na área. Dez pessoas foram presas, a maioria por crimes ambientais, estelionato associado para o tráfico de drogas, organização criminosa e parcelamento irregular do solo.