CARTA CAPITAL – O aspirante à Casa Branca Bernie Sanders anunciou nesta quarta-feira 08 que está abandonando a disputa pela indicação democrata, abrindo caminho para seu rival Joe Biden concorrer contra o republicano Donald Trump em novembro. Sanders promete trabalhar com Biden para derrotar Trump.
Sanders, senador de 78 anos que se autodefine como um “socialista democrático”, comunicou a decisão para sua equipe durante uma teleconferência, antes de se dirigir a seus partidários em mensagem de vídeo.
“Hoje estou suspendendo minha campanha. Mas, mesmo que a campanha termine, a luta pela justiça continua”, disse o senador na mensagem aos seus seguidores transmitida ao vivo em sua conta no Twitter.
Figura da esquerda americana, Sanders encerra sua segunda tentativa de obter a indicação presidencial democrata, depois de ser derrotado em 2016 por Hillary Clinton.
Desta forma, Biden, ex-vice-presidente de Barack Obama, de 77 anos, deve enfrentar Trump em 3 de novembro. Mas ele ainda não foi oficialmente indicado como candidato pelo partido na convenção nacional, adiada para agosto devido à pandemia de coronavírus.