Um atentado com um carro-bomba em um mercado repleto de pessoas em Azaz, na região norte da Síria, matou dezenas de pessoas neste sábado (7), informam entidades e a mídia local.
Enquanto o Observatório para os Direitos Humanos na Síria fala em 43 mortos, a emissora Al Manar, que pertence ao grupo Hezbollah, diz que 60 pessoas morreram e 150 ficaram feridas na ação.
Azaz fica a cerca de 50 quilômetros da cidade síria de Aleppo e a menos de 10 quilômetros da fronteira com a Turquia. A localidade vem recebendo um grande fluxo de “novos moradores” por causa da assinatura de um cessar-fogo entre grupos rebeldes e o governo de Bashar al-Assad.
A trégua, que entrou em vigor em 30 de dezembro, foi intermediada por Rússia, Turquia e Irã, e prevê que as conversas para firmar um acordo de paz comecem no dia 23 de janeiro. Por causa dessa negociação, muitos rebeldes e civis, que estavam sitiados em Aleppo, foram morar em Azaz.
Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado, mas o grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) tentou tomar o controle da cidade por diversas vezes desde 2013.