O Arsenal foi até a Bulgária encarar o Ludogorets com um objetivo a cumprir: conseguir a classificação para as oitavas de final da Uefa Champions League. E, com uma vitória por 3 a 2, o objetivo foi alcançado. Mesmo com dificuldades após ter que buscar uma vitória após estar perdendo por 2 a 0, os ingleses voltam para a casa com a vaga na próxima fase.
Nas oitavas
O Arsenal entrou para o jogo contra o Ludogorets na Bulgária precisando de apenas de um empate para se classificar às oitavas de final da Champions League. E foi o que aconteceu. Após estar perdendo por 2 a 0 ainda na primeira, buscou a virada que lhe deu a classificação. O Ludogorets ainda pode igualar a pontuação dos ingleses, mas perderia no confronto direto.
O resultado ainda manteve o bom momento do Arsenal na temporada. Até aqui, apenas uma derrota, para o Liverpool na primeira partida do ano. De lá para cá, nenhuma derrota. Já são 15 jogos invicto, com 12 vitórias e três empates.
Entrando nos eixos
Giroud entrou para o jogo com a camisa de titular do Arsenal, algo raro na temporada, e ele tinha a responsabilidade de corresponder. Mas Arsène Wenger disse confiar nele e passou confiança para o seu centroavante. E os elogios deram resultado.
Vindo de dois gols na goleada contra o Sunderland fora de casa por 4 a 1, Giroud mostrou mais uma vez seu oportunismo e ajudou a comandar a reação do Arsenal na Bulgária. Marcou o gol de empate quando a equipe tinha o placar em desvantagem. Foi o terceiro gol do francês nos últimos dois jogos.
Chuva de gols
O Arsenal começou o jogo dando a impressão que iria levar o jogo como quisesse. E pouco tempo, uma bicicleta de Ramsey e Ozil na cara do gol desperdiçaram as duas primeiras boas chances. Mas como diz o ditado: quem não faz, toma. Em cobrança de falta da direita, o brasileiro Jonathan Cafu, que passou pelo São Paulo, só colocou o pé para abrir o marcador.
E o Ludogorets não se deu por satisfeito. Em contra-ataque pela direita, mais uma vez Jonathan Cafu brilhou. Ele pegou a bola, dançou em cima do marcador como quis, chegou na linha de fundo e só cruzou na medida para Keseru, que só escorou na frente do goleiro para fazer o segundo do time búlgaro.
O gol parece que acordou o Arsenal. Seis minutos depois, a equipe inglesa foi ao ataque e conseguiu o gol que diminuiu o marcador ainda na primeira etapa. Em jogada pela esquerda, Ozil cruzou para trás onde estava Xhaka. O meia pegou de chapa na bola e diminuiu o prejuízo do time de Wenger. Foi o primeiro gol do suíço de origem kosovar na Champions desde 2010.
O Arsenal seguia melhor na partida e na busca pelo segundo gol. E de tanto pressionar conseguiu. Em jogada pela direita de Xhaka, ele cruzou a bola “com as mãos” na cabeça do francês Giroud, que se antecipou à marcação e empatou o jogo.
O melhor para o fim
O jogo estava complicado, amarrado, e o Ludogorets dificultava as ações do Arsenal no ataque. Só que no final o talento decidiu. E no caso todo o talento do alemão Mesut Ozil. Nos minutos finais de jogo, ele saiu na cara do goleiro, deixou o goleiro e mais dois zagueiros no chão para marcar o terceiro do Arsenal, o gol que garantiu a classificação. ESPN