As ações de distribuição de ajuda humanitária foram intensificadas neste feriado prolongado na região do Alto Solimões e o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, já totaliza 363 toneladas de alimentos não perecíveis enviadas às cidades em anormalidade por conta da enchente. Hoje, 22, o município de Tonantins, passou a compor a listagem emergencial do órgão e o todo o Médio Solimões entrou em alerta.
Com este novo município sobre para 17 o número de cidades do Amazonas em Situação de Emergência, e uma permanece em Estado de Calamidade Pública (Boca do Acre). A partir de agora todos os municípios que compõem o Médio Solimões estão em Alerta (Fonte Boa, Uarini, Alvarães e Tefé).
Tonantins, no Alto Solimões, tem 3.164 pessoas afetadas pela enchente e o município também vai receber ajuda humanitária do Estado. Só para esta região foram 52 toneladas de alimentos disponibilizadas. De acordo com a necessidade de cada cidade, a Defesa Civil AM envia ainda, kit´s dormitórios (colchões, redes, mosquiteiros), kit´s de higiene pessoal, medicamentos, filtros de água e hipoclorito de sódio. Neste feriado prolongado as ações foram reforçadas em Tabatinga, Benjamim Constant, Santo Antônio do Iça e São Paulo de Olivença.