O deputado estadual João Luiz (Republicanos) recebeu a Medalha Dom Pedro II, uma das maiores honrarias concedidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) a personalidades que contribuem com serviços relevantes prestados à segurança pública. A cerimônia ocorreu na terça-feira (25/11), na sede da corporação, localizada no bairro Petrópolis, em comemoração aos 27 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros no Estado.
A honraria é tradicionalmente entregue por diversos Corpos de Bombeiros Militares do país a civis e militares que colaboram de forma significativa com a instituição.
“Tenho me dedicado, no meu mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, a contribuir com o bom trabalho de uma das categorias mais requisitadas em nosso estado: a dos bombeiros. Fico honrado com esse reconhecimento e me coloco sempre à disposição para me empenhar ainda mais no apoio a essa brilhante instituição, tão importante para nossa sociedade”, afirmou o deputado.
João Luiz também ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros para a população amazonense, destacando que os profissionais estão preparados para enfrentar qualquer desafio em prol da preservação de vidas.
“Os bombeiros são verdadeiros heróis da atualidade. Eles são fundamentais para a sociedade, pois atuam na proteção do bem mais precioso que uma pessoa pode ter: a vida. Muitas vezes, arriscam — e até perdem — a própria vida para salvar a de outra pessoa. Isso, sim, é amor à profissão e ao próximo”, enfatizou o parlamentar.
Medalha
Instituída em homenagem a Dom Pedro II, considerado o patrono dos Corpos de Bombeiros no Brasil por ter criado o primeiro Corpo de Bombeiros do país, a Medalha Dom Pedro II reconhece dedicação, parceria e serviços relevantes prestados à segurança pública.
Investimentos
Em 2025, o Amazonas passou de 11 para 22 municípios com bases permanentes do Corpo de Bombeiros. O investimento está sendo realizado por meio da implantação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), em parceria com as prefeituras. A previsão é que, até o final do ano, novas unidades sejam inauguradas, totalizando 16 GCIPs entregues apenas em 2025.
Em setembro, o governador Wilson Lima anunciou a criação de outros cinco GCIPs para 2026, ampliando de forma inédita a estrutura do CBMAM no interior. Com a expansão, o número de municípios atendidos passará de 11 para 32, representando um crescimento de quase 200% no total de unidades da corporação.







