Em sua 20.ª edição, Semana Nacional da Conciliação mobiliza comarcas do interior do Amazonas

No período de 3 a 7 de novembro, o Poder Judiciário Estadual está empenhado, em um esforço concentrado, na realização de mutirões de audiências durante a “Semana Nacional da Conciliação”, desenvolvida em todo o País. No Amazonas, mais de 12,8 mil audiências foram agendadas pela Justiça Estadual, e o trabalho, iniciado na última segunda-feira (3/11), envolve a participação ativa de unidades judiciais da capital e do interior do estado.

Em Iranduba (município distante 36 quilômetros de Manaus), o juiz Saulo Góes Pinto, titular da 2.ª Vara da Comarca, informou que 32 audiências constaram na pauta do primeiro dia da semana de mobilização e, dessas, 31 foram realizadas em um mutirão que atendeu 71 pessoas.

No município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), 84 audiências foram pautadas e, conforme o juiz titular da comarca, Lucas Couto Bezerra, nos dois primeiros dias de atividades, 14 acordos de conciliação foram homologados, dentre os quais seis de reconhecimento voluntário de paternidade em ações de investigação.

Em Anori (município distante 234 quilômetros da capital), cinco audiências de conciliação foram realizadas no primeiro dia de mutirão, das quais três foram concluídas com acordos conciliatórios, homologados pelo juiz titular da comarca, Edson Rosas Neto. O magistrado também responde pela 1.ª Vara de Tabatinga (distante 1.114 quilômetros de Manaus) e informou que, nesse município, 12 audiências foram pautadas para o primeiro dia do evento — das quais nove foram realizadas com a efetiva presença das partes processuais – e que 12 sessões constaram na pauta da última terça-feira (4/11).

Na comarca de Boca do Acre (distante 1.561 quilômetros de Manaus), que tem como titular a juíza Janeiline Sá Carneiro, 28 audiências foram designadas para o período. 

Já em Atalaia do Norte (localidade distante 1.136 quilômetros da capital), 50 processos constam na pauta da Semana Nacional da Conciliação. No primeiro dia de atividades, dez audiências foram promovidas, com três acordos homologados. A comarca tem como magistrada titular a juíza Luiziana Teles Feitosa Anacleto.

Oportunidade

De acordo com o juiz Edson Rosas Neto, a Semana Nacional da Conciliação oferece um leque de oportunidades para os cidadãos. Ao avaliar a importância da semana de mobilização, o magistrado afirmou que o evento amplia o grau de confiabilidade da sociedade no Poder Judiciário. “No segmento das Varas de Família, por exemplo, ao homologarmos um acordo, observamos, na população, um sentimento de justiça realizada, pois foram as próprias partes que chegaram a um consenso, com a posterior homologação pelo Poder Judiciário”, afirmou o juiz, acrescentando que a semana temática também é benéfica para a Justiça, pois confere celeridade ao fluxo de processos que compõem o acervo das unidades.