A partir de 1º de agosto de 2025, o valor da tarifa do serviço de estacionamento rotativo Zona Azul, em Manaus, voltará a ser de R$ 3,98 por hora. A decisão foi determinada pela Justiça do Amazonas após pedido da empresa concessionária Tecnologias de Trânsito da Amazônia – SPE Ltda., responsável pela operação do serviço na capital.
A medida foi proferida pelo juiz Paulo de Brito Feitoza, da 4ª Vara da Fazenda Pública, e suspende o desconto de R$ 0,48 que vinha sendo aplicado desde dezembro de 2022. A Prefeitura de Manaus já informou que irá recorrer da decisão.
Segundo a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), o desconto foi fruto de um acordo firmado entre a Prefeitura e a concessionária no final de 2022. O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira Júnior, explicou que o benefício vinha sendo mantido como parte de um esforço para melhorar a qualidade do serviço.
“Elaboramos um plano de fiscalização e melhorias. Sempre que identificamos necessidade de ajustes, a concessionária foi acionada para implementar mudanças que elevassem a qualidade do serviço e ampliassem o acesso dos usuários”, disse Elson.
Entre os avanços mencionados pela Ageman estão: novas opções de pagamento (incluindo cartão de crédito, débito e Pix), modernização do aplicativo, expansão do atendimento ao cliente — com postos no Centro e no Vieiralves — e inclusão de QR Code nas placas de identificação das vagas.
Outro destaque é a gratuidade concedida a moradores do Centro Histórico de Manaus que não possuem garagem em seus imóveis, medida já regulamentada por lei aprovada na Câmara Municipal de Manaus.
De acordo com a Ageman, o Zona Azul tem contribuído para a mobilidade nas áreas comerciais da cidade, promovendo a rotatividade de vagas. Atualmente, o serviço conta com 3.917 vagas no Centro e 1.300 no Vieiralves, com 78% da frota veicular da capital cadastrada — o que representa 643,2 mil veículos.
As fiscalizações da Ageman são realizadas diariamente, tanto presencialmente quanto por monitoramento online. A Ouvidoria do órgão segue à disposição da população para registrar reclamações que não tenham sido solucionadas pela concessionária, pelos telefones: (92) 98842-2919, 98410-3247 ou pelo número 0800-092-3511.









