‘Vai ser minha esposa e ter um filho aos 15 anos’, dizia pai que estuprava filha em Manaus

(Foto: Beatriz Sampaio/PC-AM)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), cumpriu, na quarta-feira (02/07), mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão de um homem, de 46 anos, por estupro de vulnerável contra a filha de 10 anos. A vítima era abusada sexualmente pelo autor desde que tinha 6 anos.

O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, parabenizou a equipe policial da Depca que já realizou 104 prisões, entre flagrantes e mandados cumpridos, ao longo do ano, e destacou que o enfrentamento aos crimes contra crianças e adolescentes é uma das prioridades da Polícia Civil.

“Estamos com uma campanha muito forte, tanto na capital quanto no interior, de combate a todo e qualquer tipo de violência contra criança e adolescente. Para isso contamos com a colaboração de todos que estão ao redor delas, para que que sempre observem sinais de possíveis abusos sexuais, destacando que, na maioria dos casos, o agressor é alguém próximo da vítima, como um vizinho ou conhecido da família”, disse o delegado-geral adjunto.

Conforme a delegada Mayara Magna, adjunta da Depca, o crime era praticado desde que a criança tinha seis anos e passou a ser contínuo. Depois que a mãe da vítima faleceu, ela e o seu irmão foram morar com o autor e ele se aproveitou da vulnerabilidade e da confiança que a criança tinha nele para praticar os abusos.

“Os abusos sexuais eram cometidos por meio de atos libidinosos, inclusive em momentos em que a vítima estava tomando banho e ele ficava observando-a. A criança conseguiu relatar à sua tia materna o que acontecia quando foi passar um período na casa da parente, mas até então ela não tinha dito nada a ninguém porque o homem a ameaçava de morte”, contou a delegada.

Segundo a delegada, as investigações iniciaram no momento em que a tia da vítima compareceu à Depca e realizou a denúncia.

“Fizemos todo o procedimento, pedimos a prisão preventiva do indivíduo, que foi deferida pelo Poder Judiciário e cumprida na data de ontem no bairro Jorge Teixeira”, disse a delegada.

De acordo com a delegada, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão por ter relatos de que o homem armazenava fotos íntimas da criança em seu celular, mas a investigação segue em andamento para identificar e confirmar os fatos.

“Ainda há uma possibilidade de o infrator ter feito outra vítima, que seria a filha de uma companheira que ele teve quando a mãe dos seus filhos faleceu. Seguimos investigando esses fatos também”, informou a delegada.

Procedimentos

O homem responderá por estupro de vulnerável e está à disposição da Justiça.