João Carlos destaca importância do ensino de primeiros socorros nas escolas e reforça apoio à campanha nacional

Foto: Divulgação/Assessoria

Manaus já deu um passo importante na prevenção de acidentes ao tornar obrigatório o ensino de primeiros socorros nas escolas, graças a uma lei de autoria do vereador João Carlos (Republicanos). A iniciativa visa capacitar crianças e adolescentes para agir corretamente em situações de emergência, como engasgos e paradas cardiorrespiratórias, garantindo mais segurança e preparação desde cedo.

Agora, em âmbito nacional, a senadora Damares Alves (Republicanos/DF) relatou e aprovou na Comissão de Assuntos Sociais o Projeto de Lei 1.435/2023, que propõe uma campanha permanente para divulgar informações sobre primeiros socorros e determina que restaurantes, bares e lanchonetes fixem cartazes educativos com orientações sobre as manobras de desengasgo. A medida reforça a importância da conscientização da população sobre o tema e pode contribuir para salvar vidas.

Para o parlamentar, o avanço da proposta no Senado fortalece a necessidade de ampliar o conhecimento sobre primeiros socorros.“Aqui em Manaus, já garantimos esse aprendizado nas escolas, e iniciativas como essa só reforçam o quanto é essencial que a população saiba agir em situações de emergência. Quanto mais informação tivermos circulando, mais vidas poderão ser salvas”, destacou o vereador.
A proposta relatada pela senadora Damares Alves prevê também a capacitação de profissionais das redes de ensino e de saúde, além da distribuição de material educativo para a comunidade escolar e estabelecimentos de saúde. Com isso, o vereador João Carlos reforça a importância de que essa pauta continue sendo prioridade, tanto em Manaus quanto em todo o Brasil.