Adjuto Afonso prestigia inauguração de fábrica de energia solar no PIM e destaca vantagem do setor no Amazonas

Foto: Ney Xavier

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) representou a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (24/7), na inauguração da Livoltek Power Brasil, primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina, que se instala no Pólo Industrial de Manaus (PIM). A iniciativa é do Hexing Group, companhia multinacional que oferece uma variedade de equipamentos elétricos e soluções relevantes no mercado global de utilidades para o setor energético.

“A inauguração da primeira fábrica da América Latina no Amazonas é um marco significativo para todos nós, promovendo não apenas novos empregos, mas também impulsionando nossa economia. Iniciam com 200 funcionários e já vislumbram expandir para 600, impactando não apenas diretamente, mas também indiretamente através de parcerias regionais. Acredito firmemente que nosso Estado, como o maior da federação, está posicionado para liderar na geração de empregos e renda. Este é um passo crucial para distribuir equitativamente o crescimento econômico além de Manaus, beneficiando todos os nossos municípios”, disse o parlamentar em seu discurso.

O vice-presidente do Hexing Group e CEO da Livoltek, Rui Cheng, destacou o diferencial do empreendimento na produção local.

“Hoje inauguramos a primeira fábrica de investidores fotovoltaicos e sistemas de armazenamento, bem como soluções para o carregamento de veículos elétricos estabelecidos na região do Amazonas, aqui no Parque Industrial de Manaus. Este alcance nos honrou em proporcionar equipamentos inovadores, com qualidade e preço competitivo internacional, além de oferecermos serviços locais de pós-venda e suporte técnico realizados por brasileiros para brasileiros”, enfatizou.

Isenção de ICMS de energia solar no Amazonas

O deputado Adjuto Afonso é um incentivador e entusiasta do setor de energia solar. Há alguns anos ele enviou Indicativo ao Governo do Estado solicitando a isenção de ICMS para micro e minigeração distribuída de energia solar, eólica, hídrica e de biomassa, a exemplo do que já acontecia em outros estados, o que foi prontamente atendido pelo Executivo através da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

“O Amazonas, na gestão do governador Wilson Lima, recebeu autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Vale ressaltar que o governo vem trabalhando para dar celeridade aos projetos que promovam o desenvolvimento na região e, com a isenção de ICMS para energia solar, podemos ter uma redução de custos de até 90%, conforme já ouvimos de especialistas da área”, explica ele.

Hexing é Livoltek

A Hexing foi estabelecida em 1992 e, desde 2016, atua no mercado brasileiro como Hexing Brasil, tendo sede na cidade de São Paulo e unidades de negócio em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), expandindo agora para Manaus (AM).

O grupo apresenta soluções para Smart Grid, Novas Energias (Energia Solar), Projetos de Eficiência Energética, Iluminação Pública e Operação, Manutenção e distribuição em Sistemas de Energia. Com mais de duas décadas de experiência industrial, a Hexing dedica-se ao desenvolvimento de um ecossistema sustentável para as companhias de distribuição de energia hoje, mais de 80 países ao redor do mundo estão utilizando produtos e soluções Hexing, que visa um futuro melhor.

No PIM, a fábrica inaugurada hoje ocupará 18 mil metros quadrados, contribuindo para a expansão do segmento fotovoltaico no Brasil e na América latina.

O objetivo é oferecer inversores fabricados no Brasil a um custo competitivo com os importados, à medida que as etapas produtivas forem nacionalizadas.