Do coração ao envelhecimento: veja 4 vantagens do açafrão para a saúde

O açafrão, também conhecido como cúrcuma, tem um número elevado de propriedades anti-inflamatórias. A principal responsável por essa ação é a curcumina, o pigmento que dá o intenso tom de amarelo ao tempero.

“Essa especiaria também atua como medicamento natural e fitoterápico, um poderoso suplemento alimentar e dietético”, diz a endocrinologista e nutróloga Gabriela Abdo Camargo, da Clínica Leger. Por isso, a especialista lista 4 dos principais benefícios do açafrão para a dieta:

1. Protege o coração

O açafrão evita o acúmulo de colesterol “ruim”, o que protege o coração de infartos. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.

2. Evita envelhecimento precoce

Muitos estudos indicam que essas propriedades encontradas no açafrão são atribuídas principalmente aos carotenoides, com propriedades antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres.

3. Evita o diabetes

Essa poderosa substância também pode prevenir o diabetes em desenvolvimento. Nenhum dos pré-diabéticos que participaram de um estudo e receberam as doses de curcumina desenvolveu o diabetes tipo 2.

4. Reduz a inflamação no organismo

A cúrcuma aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo. Além disso, o consumo desse extrato ainda inibe o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças.

Como incluir o açafrão no cardápio?

Se os motivos acima não foram suficientes, a médica também garante que o açafrão traz benefícios à saúde, no suporte ao tratamento de inúmeras doenças clínicas e crônicas como artrite, diabetes, colesterol, hepatite e até malária. “Um dos seus principais compostos ativos é a curcumina. O seu mecanismo de ação anti-inflamatória age na cascata do ácido araquidônico, ou seja, na cascata da inflamação, inibindo as moléculas envolvidas no processo inflamatório. Esta inibição se dá de forma modular e, por isso, envolve diversos fenômenos biológicos que interferem nas ativações celulares e nos sinalizadores moleculares, denominando a atividade terapêutica anti-inflamatória”, completa.

E colocá-lo na sua alimentação é mais fácil do que se imagina. “Na dieta use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas. Além disso, não restrição para o uso também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos e polvilhada em saladas e sopas. Mas vale lembrar que, o açafrão é contraindicado durante a gravidez, lactação e para crianças menores que quatro anos de idade”, finaliza a médica.

*Com informações de Metrópoles.*