Futebol brasilero chega à era da transmissão no streaming e YouTube

Nos últimos anos, o futebol brasileiro, ao menos quando o assunto é televisão, era uma exclusividade da TV Globo. Porém, a pandemia e a revolução causada pelos novos meios de comunicação têm mudado o cenário. Em 2022, um processo que já vinha se formando ganhou ainda mais força: a descentralização da transmissão dos principais torneios nacionais e internacionais.

Os dois principais campeonatos estaduais do país, o Paulistão e o Carioca, não estão mais na Globo; os jogos passam na Record TV. Além disso, as federações buscaram novas formas de distribuir o conteúdo, apostando em plataformas de streaming, no YouTube e na Twitch.

Dezesseis jogos do Campeonato Carioca serão exibidos no canal da Twitch do jornalista Casimiro Miguel, o maior streamer esportivo brasileiro. O torneio também será transmitido, na mesma plataforma, pela Ronaldo TV e pelo Flow Sport Club – além do oficial Cariocão Play.

A estratégia é similar à de outros esportes, como a NBA, que usa o poder de influenciadores na divulgação das partidas. No Brasil, o canal Gaulês tem os direitos do esporte norte-americano, e também vai passar jogos da competição do Rio de Janeiro em 2022.

“Ao mesmo tempo em que os estaduais estão definhando, personagens como o Casimiro podem fazer com que esses campeonatos ganhem mais relevância”, avalia o crítico de televisão PH Santos.

Em texto publicado no blog de Juca Kfouri, Bruno Maia, CEO da Feel The Match e especialista em marketing, avaliou que a transmissão em múltiplas plataformas é a tendência do novo mercado da comunicação.