Merkel se reunirá com Papa e Draghi na Itália no dia 7/10

(ANSA) – A chanceler alemã, Angela Merkel, se reunirá com o papa Francisco e o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, no próximo dia 7 de outubro, em Roma, revelaram fontes diplomáticas em Berlim à ANSA.   

Merkel irá à capital italiana para se despedir de Draghi e Francisco, já que deixará o poder após quatro mandatos consecutivos. Nas últimas eleições, a chanceler viu sua sigla, a União Democrata-Cristã (CDU) perder a preferência dos alemães para Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda.   

Segundo relatos, a chanceler também aproveitará o encontro com o premiê italiano para falar sobre o futuro da Europa, as relações bilaterais, além das crises no Afeganistão, na Líbia e de migrantes. 

Já com o Papa, Merkel participará no próximo dia 7 de outubro de um encontro pela paz e diálogo entre as religiões promovido pela Comunidade de Sant’Egídio, que acontecerá no Coliseu de Roma.   

O 35° encontro internacional, batizado de “Povos irmãos, Terra do porvir. Religiões e culturas em diálogo”, reunirá os representantes das grandes religiões mundiais após um ano dominado pela crise de saúde devido à pandemia de Covid-19 e plena crise humanitária ajuda no Afeganistão.   

A expectativa é de que no final do encontro seja assinada uma mensagem pela paz e respeitado um minuto de silêncio pelas vítimas de todas as guerras. (ANSA)